Uso de Proteínas: Quanto Devo Consumir?

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As proteínas desempenham um grande número de funções no organismo, são grandes aliadas da saúde e estão ligadas ao desempenho esportivo. Elas fazem parte da estrutura básica dos tecidos que são os músculos, tendões, pele, unhas e etc; as funções metabólicas e reguladoras, como a assimilação de nutrientes, transporte de oxigênio e de gorduras no sangue. As proteínas controlam a fome, auxiliam a prevenir o diabetes, a obesidade e doenças cardíacas.

Quantidades Recomendadas de Proteínas
Segundo dados realizados pela Universidade MCMaster, de Hamilton no Canadá, mesmo com tantos benefícios, não é recomendado comer proteína sem orientação. Se você faz atividade física pesada como musculação, uma hora por dia durante os os cincos dias da semana, são recomendadas 1,13g de proteínas diárias por cada quilo de peso. Quem pratica atividade física por 45 minutos entre três e cinco dias na semana, o recomendado são 0,93g por cada quilo, ou seja, uma pessoa com 60kg deve consumir 55,8 gramas de proteína (60 x 0,93 = 55,8g).

Quer emagrecer?
Para perder peso, pratique exercícios físicos regularmente e faça a ingestão de proteínas. Reduza a quantidade de gordura e carboidratos. O importante é não consumir tudo de uma só vez as protéinas em uma refeição, pois o corpo humano não consegue processar numa tacada só. Divida nas três refeições e, assim, aumente a sensação de saciedade.
Os vegetais podem ser combinados para aumentar o potencial protéico. Os vegetais tem de 20% a 25% menos proteínas que os de origem animal.

Praticantes de Atividade Física
Para quem malha o importante é combinar alimentos com alto teor protéico. Nutricionistas recomendam ingerir 30 minutos antes do treino e 30 minutos após o treino.

Alimentos com alto teor protéico
Origem Animal: Frango, Peru, Peixes, Ovos, Leite (ideal para ingerir após a atividade física) e Iogurte desnatado.
Origem Vegetal: Feijão, Ervilha, Grão de Bico, Castanhas, Semente (sementes de abóbora, sementes de girassol, sementes de cânhamo, sementes de linho, entre outros) e Tofu. Complementados com cereais para melhorar seu valor protéico.

Importante
Antes de iniciar a atividade física, consulte um especialista para praticar de maneira correta e saudável. Consulte também um nutricionista, para calcular corretamente e distribuir a proteína para o seu tipo de organismo.

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